Os secretários do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt, pediram demissão de seus cargos para Paulo Guedes, o ministro da Economia, nesta quinta-feira (21).
Os pedidos ocorreram devido à mudança no teto de gastos por conta do Auxílio Emergencial e o Auxílio Diesel, anunciado hoje pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Além deles, Gildenora Dantas, secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, e Rafael Araujo, o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, também pediram exoneração de seus cargos.
O Ministério da Economia se pronunciou por meio de uma nota, afirmando que os pedidos de exoneração tiveram cunho pessoal, mas permitem que existam processos de transição e continuação dos compromissos das secretarias. O secretários, junto de Paulo Guedes, continuarão a despachar até a chegada dos substitutos.
Bruno Funchal foi secretário da Fazenda do Espírito Santo em 2017 e 2018, e participou também do novo Pacto Federativo. Também foi uma das pessoas que mais resistiu à alteração da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) dos Precatórios. Jeferson BIttencourt foi servidor da carreira do Tesouro Nacional, ocupando cargos de coordenador e subsecretário antes de comandar o Tesouro.
Leia também: Secretário de Petróleo e Gás se demite do Ministério de Minas e Energia
REDES SOCIAIS