Notícias

Tabata Amaral explica por que Brasil não prioriza educação: “você não valoriza aquilo que nunca teve”

No Linhas Cruzadas, a deputada explicou a atual situação do sistema de ensino no país


21/10/2021 22h17

O Linhas Cruzadas desta semana teve como tema “a educação como ela é”. Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé conversaram sobre o sistema de ensino atual no Brasil e o que poderia ser feito para melhorar as escolas e universidades.

Leia mais: “O bolsonarismo inviabilizou qualquer reflexão sobre educação que não seja agregada à esquerda”, afirma Pondé

O programa conversou com a deputada federal Tabata Amaral (PSB/SP) para saber qual a situação da educação no país hoje. Tabata disse que há 20 anos o acesso à educação era muito restrito e acredita que os números atuais são bem melhores.

“Uma das grandes vitórias do Brasil nessa área foi garantir o acesso a quase todo mundo. Digo quase porque temos um problema muito grande de falta de acesso na primeira infância, falta de vagas em creche e evasão no ensino médio”, explicou a deputada.

Ainda de acordo com Tabata, algumas mudanças são necessárias, tanto em relação à cultura da educação, como no método de ensino. Para ela, é possível construir algo melhor.

“Quando a gente coloca quase todo mundo no ensino público, se não mudar o sistema, a gente não garante que nessa escola pública seja possível quebrar o ciclo da pobreza [...] A sociedade brasileira não valoriza a educação porque você não valoriza aquilo que você nunca teve. Se a gente olhar as campanhas eleitorais, a minha percepção é que construir escola dá voto, porque essa foi a luta das últimas gerações, mas essa população que não conseguiu estudar, que em grande parte é analfabeta funcional, ela não sabe o que deve cobrar para ter uma educação de qualidade”, completou a deputada.

Veja o trecho completo:

Leia também: No Linhas Cruzadas, Pondé critica burocracias do MEC: “Uma catástrofe”

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças