Notícias

Primeiro-ministro do Sudão é mantido em prisão domiciliar por militares

Além de Abdallah Hamdok, outros quatro ministros e um membro do Conselho Soberano que controla o governo foram presos


25/10/2021 08h13

O primeiro-ministro do Sudão, Abdallah Hamdok foi detido em prisão domiciliar por um grupo militar não identificado, que também cortou o acesso à internet e bloqueou pontes na capital Cartum, anunciou o Ministério da Informação do país nesta segunda-feira (25), descrevendo as ações como um golpe de Estado. Além do premiê, mais quatro ministros e um membro do Conselho Soberano que controla o governo foram presos.

Os voos do Aeroporto Internacional de Cartum foram suspensos. O site de monitoramento NetBlocks relatou interrupção da internet no Sudão nesta segunda.

Abdel Fattah al-Burhan, general que chefiava o Conselho Soberano, anunciou estado de emergência em todo o país e dissolveu o próprio conselho e o governo de transição (comandado por Hamdok).

O conselho foi criado para governar o país após a saída do ditador Omar al-Bashir, que governou por três décadas e foi derrubado por protestos há dois anos. Ele era formado por civis e militares que frequentemente discordavam sobre o futuro do Sudão e o ritmo da transição para a democracia.

Milhares de pessoas saíram às ruas de Cartum e Omdurman para protestar contra o golpe militar. Manifestantes com a bandeira do país colocaram fogo em pneus. Forças militares e paramilitares acompanham os protestos.

Segundo a TV Al-Arabiya, pessoas ficaram feridas após confronto entre manifestantes e soldados perto de quartéis militares na capital.

O país vive uma tensão política com a polarização. Um grupo de manifestantes defende o governo civil e quer a saída dos militares do poder. Outro deseja um governo militar para tirar o país da crise.

Leia também: Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associa Aids à vacina da CovidExplosão em laboratório de universidade deixa dois mortos e nove feridos na China

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças