Notícias

Colômbia prepara extradição do traficante Otoniel aos Estados Unidos

Dario Antonio Úsuga era um dos criminosos mais procurados do Clã do Golfo, e foi preso no último sábado no litoral de Antioquia


25/10/2021 10h27

Em uma operação no último sábado (23), a polícia e o exército colombiano capturaram um dos traficantes mais procurados da Colômbia, Dario Antonio Úsuga, mais conhecido como Otoniel. O governo do presidente Ivan Duque anunciou neste domingo (24) que pretende extraditar o traficante para os Estados Unidos.

Leia mais: Primeiro-ministro do Sudão é mantido em prisão domiciliar por militares

Úsuga, de 49 anos, era líder do Clã do Golfo, que se define como Autodefesas Gaitanistas da Colômbia (AGC), uma gangue que surgiu após a desmobilização de paramilitares em 2006. O grupo de narcotraficantes tem em média 3.000 integrantes e atua em todos os municípios do país.

O presidente da Colômbia comemorou a captura do traficante. ‘’Otoniel não estava apenas na lista dos mais procurados por tráfico de drogas e recrutamento, mas também por abuso de menores’’, concluiu o presidente.

O Ministro da Defesa, Diego Molano afirmou em entrevista ao jornal El Tiempo que a ordem de extradição para os Estados Unidos está em curso e que esse é o destino para todos que cometem delitos transnacionais. Segundo ele, quase 30% do total das toneladas de cocaína que saem da Colômbia são do Clã do Golfo.

Leia também: Facebook e Instagram derrubam live em que Bolsonaro associa Aids à vacina da Covid

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças