Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Segundo pesquisa do Geledés Instituto da Mulher Negra, Meninas negras foram as que tiveram menor acesso a material didático, computadores e celulares e as que menos conseguiram concluir tarefas escolares durante a pandemia.Viviana Santiago, pedagoga e coordenadora de Diversidade e Inclusão do Instituto Moreira Salles (IMS) debateu a situação das crianças a partir do recorte de gênero e raça no Opinião.

De acordo com o mesmo levantamento, tal parcela da sociedade assumiu mais responsabilidades domésticas nesse período, uma vez que seus familiares estavam em trabalho presencial. Santiago apontou como o racismo afesta a população negra desde a juventude e analisou os prejuízos do trabalho infantil.

Leia também: Nunes Marques suspende julgamento da ação de Bolsonaro contra abertura de inquérito

“Essas famílias estavam em um trabalho precário e presencial e foram impactadas com o trabalho infantil doméstico. Uma das piores formas de trabalho infantil ocorre com meninas, e a maioria é negra. Isso impacta não apenas a sua educação, mas também o seu próprio desenvolvimento físico”, observou.

A pedagoga ainda mencionou os riscos aos quais as crianças ficam expostas durante as atividades laborais, como acidentes e violências físicas e sexuais. Para ela, a naturalização do trabalho infantil pela sociedade atua como um empecilho aos avanços na garantia dos direitos das crianças.

“Vai sendo reproduzido por toda a sociedade de que isso é o melhor que podia acontecer com ela. [...] As políticas públicas são essenciais, mas a mentalidade na sociedade de que todo mundo tem que proteger essas crianças também. Esse é o nosso desafio, virar essa chave”, concluiu.

Também participou do Opinião Gabriela Mora, oficial do programa de Cidadania do Programa dos Adolescentes da Unicef no Brasil.

Leia mais: Brasil registra 433 mortes por Covid-19 em 24h e segue com média móvel abaixo de 400

Assista ao programa na íntegra: