Notícias

Após 20 meses de restrições, EUA reabrem fronteiras nesta segunda-feira

Além da exigência de certificado de vacinação e teste negativo para Covid-19, haverá rastreamento de contatos


08/11/2021 10h40

Nesta segunda-feira (8), os Estados Unidos reabrem as fronteiras terrestres e aéreas aos viajantes vacinados contra a Covid-19. As severas restrições para entrada de pessoas no país duraram 20 meses.

A proibição de entrada de viajantes durante a pandemia foi imposta por Donald Trump, em 2020, e confirmada por Joe Biden. Nesse período, os EUA impuseram restrições de viagens oriundas da China, países da Europa e dos vizinhos México e Canadá.

Para entrar no país agora, será preciso apresentar um certificado oficial de vacinação e o teste negativo para Covid-19 feito nos três dias anteriores à partida. Serão aceitas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — condição que engloba todos os imunizantes aplicados no Brasil. 

Menores de 18 anos não precisam estar vacinados para entrar no país, mas quem tem entre 2 e 17 anos também tem de apresentar um teste negativo, assim como os adultos

Ao chegar aos EUA, os visitantes assinarão um documento em que se dizem cientes de que o fornecimento "intencional de informações falsas ou enganosas podem resultar em multas criminais e prisões".

Pelo Twitter, o porta-voz da Casa Branca, Kevin Munoz disse que o governo espera "uma alta demanda" de serviços e que está "tomando medidas críticas para fornecer recursos adicionais". O governo pediu a companhias aéreas que se preparassem para um fluxo maior de passageiros e alertou aos que cruzarão as fronteiras terrestres que estejam dispostos a enfrentar filas de atendimento mais longas.

Também nesta segunda passarão a valer as novas regras de rastreamento de contato. Com elas, as companhias aéreas são obrigadas a coletar as informações de passageiros internacionais para, se necessário, "acompanhar os viajantes que foram expostos a variantes do Sars-CoV-2 ou de outros patógenos".

Para a rota terrestre, as restrições serão suspensas em duas etapas. A partir de hoje, as pessoas que chegarem ao país por motivos considerados não essenciais, como o turismo, poderão cruzar a fronteira do Canadá ou do México desde que estejam vacinadas.

Já em casos de motivos imperiosos, por exemplo, os motoristas de caminhão, estarão isentas desse requisito. A partir de janeiro, porém, a obrigação de vacinação se aplicará a todos que cruzarem as fronteiras terrestres independentemente do motivo da viagem.

Emissão de vistos

Também nesta segunda, os consulados dos EUA voltam a emitir visto para brasileiros. A retomada integral do serviço também vale para quem precisa renovar o documento.

Desde maio de 2020 a emissão de vistos ocorria apenas com vagas limitadas, com prioridade para pessoas em situação de emergência (como as que vão para funerais de familiares ou para tratamento médico, além de vistos estudantis).

Leia também: Egito abre exposições internacionais sobre transporte inteligente e soluções de TIJapão não registra nenhuma morte por Covid-19 pela primeira vez em 15 meses

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19