O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), foi o convidado do Roda Viva desta segunda-feira (8).
O repórter Jorge Vasconcellos perguntou ao vice-presidente da Câmara sobre a política ambiental do Brasil. Ramos é um dos representantes do país na COP26 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), em Glasgow, na Escócia.
A pergunta é se a meta de redução de carbono será cumprida até 2030. O Brasil prometeu diminuir em 50% os gases de efeito estufa na atmosfera.
“O mundo não confia em palavras do Brasil, o mundo precisa de gestos completos. A mudança do discurso do Brasil desta COP para a Conferência anterior, é uma mudança importante. O governo reafirmou o compromisso de neutralidade climática até 2050 e reduzir o desmatamento zero até 2018. Pelo menos há um discurso mais comprometido com a questão ambiental. O discurso precisa estar acompanhado de medidas administrativas que recomponham a estrutura dos órgãos de fiscalização ambiental”, argumenta.
Assista ao trecho completo:
O presidente Jair Bolsonaro não compareceu presencialmente à Conferência, o chefe do Executivo enviou apenas dois vídeos na primeira semana do evento. O Brasil está sendo representado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, criticou o país na abertura da segunda semana do evento pela ausência no debate sobre o meio ambiente e pela falta de planos ambientais concretos.
Participaram da bancada de entrevistadores Caio Junqueira, analista de política da CNN Brasil; Jorge Vasconcellos, repórter de política do Correio Braziliense; Lydia Medeiros, diretora do Tag Report; Lilian Tahan, diretora de redação do Metrópoles; Paula Litaiff, jornalista da revista Cenarium.
Assista ao programa completo:
O Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS