“É o preço de uma esquerda paranoicamente linguística”, diz Pondé sobre conflitos entre feministas e pessoas trans
Linhas Cruzadas comentou sobre a recente polêmica da revista Lancet
11/11/2021 22h14
A edição desta semana do Linhas Cruzadas abordou questões de gênero que estão sendo debatidas na sociedade.
Leia mais: Linhas Cruzadas: O instinto materno é uma criação social?
Recentemente, a revista científica Lancet usou o termo “corpos com vagina” para falar sobre a história da menstruação e, segundo a marca, conseguir incluir homens trans no assunto. Mas, a capa virou polêmica e foi criticada por grupos feministas, que consideram essa expressão uma desumanização da mulher.
Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama discutiram o conflito entre os dois movimentos no programa.
Para o filósofo, pelo renome da revista, ao utilizar esse termo ela dá um carimbo de credibilidade à ideia de que não se deve usar o vínculo direto entre menstruação e mulheres, o que pode irritar movimentos feministas.
“É natural que as feministas se sintam incomodadas, porque as mulheres sofreram no passado com a demonização da menstruação por grupos religiosos”, comentou Pondé.
Ele ainda lembra a questão das atletas trans que dominam os esportes nas modalidades femininas, mas acredita que é um problema criado pela própria esquerda. “Esse é o preço de investir em uma esquerda que é paranoicamente linguística”.
Veja o trecho completo:
Leia também: Maternidade da Inglaterra cria manual com linguagem para incluir pacientes trans e não binários
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS