Maternidade da Inglaterra cria manual com linguagem para incluir pacientes trans e não binários
Notícia foi assunto da edição especial do Linhas Cruzadas sobre questões de gênero
11/11/2021 22h43
A Maternidade de Brighton, no Reino Unido, anunciou o lançamento do primeiro manual de inclusão de pacientes trans e não binários. Eles aboliram o termo “breastfeeding”, que traduzindo seria a alimentação pelo seio, e substituíram por “chestfeeding” (alimentação pelo peito).
O tema foi discutido na edição especial do Linhas Cruzadas sobre questões de gênero nesta quinta-feira (11). A apresentadora Thaís Oyama questionou a possibilidade de uma mudança de termos aqui no Brasil, que Luiz Felipe Pondé não descarta.
Leia mais: Linhas Cruzadas: O instinto materno é uma criação social?
Para o filósofo, essa discussão toda é um “surto psicótico social”. Ele comenta a diferença desse debate em outros países. “Talvez aconteça, mas a gente sabe que a Inglaterra e os Estados Unidos são os lugares onde esse tipo de obsessão está mais presente. Eu entendo que o princípio do hospital é um princípio de mercado”.
Veja o trecho completo:
Leia também: “É o preço de uma esquerda paranoicamente linguística”, diz Pondé sobre conflitos entre feministas e pessoas trans
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, Linhas Cruzadas é parte da faixa de jornalismo da TV Cultura que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h.
REDES SOCIAIS