Inpe aponta recorde de alertas de desmatamento na Amazônia no mês de outubro
Segundo as informações, uma área de 877 km² está sob atenção
12/11/2021 09h58
Dados do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgados nesta sexta-feira (12) apontam níveis de desmatamento da Amazônia Legal. Segundo as informações, uma área de 877 km² está sob alerta, o que corresponde a um aumento de 5% comparado a 2020.
O Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que produz sinais diários sobre a cobertura florestal para áreas maiores que 3 hectares, foi o responsável pelo alerta.
O Pará registrou a maior área sob alerta de desmatamento, 501 km², seguido do Amazonas, com 116 km², Mato Grosso, com 105 km², e Rondônia, com 100 km². O Acre tem 40 km² sob alerta. Roraima também teve registro de 8 km², o Maranhão, 4 km², o Amapá, 2 km², e o Tocantins, 1 km².
A Amazônia Legal é a área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, correspondendo a cerca de 59% do território brasileiro. A região é composta por municípios de 8 estados, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
Leia mais: Novo rascunho de acordo da COP26 suaviza obrigações climáticas para países;Holanda retoma medidas de restrições devido a número recorde de casos da Covid-19
REDES SOCIAIS