Brasil tem recorde de queda nos números da Covid-19 em grandes cidades
Quatro em cada cinco municípios com mais de 100 mil habitantes apontaram diminuição de casos da doença no mês de outubro
15/11/2021 12h33
O Brasil registrou recorde de queda nos números da Covid-19 em grandes cidades desde o início da pandemia. Segundo o monitor de aceleração da Folha, quatro em cada cinco cidades com mais de 100 mil habitantes apontaram diminuição de casos da doença no mês de outubro. O monitor considera ainda outras etapas: estável, reduzido, e inicial.
Este é o maior índice notificado desde o início da pandemia. Ao todo, 182 das 326 cidades com mais de 100 mil habitantes apontaram desaceleração. Ainda em outubro, o número de municípios com crescimento de casos acelerado foi de apenas 16 por dia em média, o equivalente a 5%.
São Paulo, Salvador, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão entre as 21 capitais que permaneceram em estágio de desaceleração no último mês. Boa Vista, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, Teresina e Vitória registraram estabilidade durante um período e crescimento acelerado de casos em outro. Contudo, a desaceleração e estabilidade ainda foram predominantes.
O mês registrou ainda o maior número de municípios grandes sem mortes por Covid-19 notificadas. Foram apenas 43, equivalente a 13%. Ao todo, das 5.570 cidades, 3.612 não registraram mortos pela doença em outubro.
A queda dos números tem como principal responsável o avanço da vacinação. No Brasil, cerca de 75% da população já recebeu pelo menos uma dose das vacinas contra Covid disponíveis, e 58% estão com o esquema vacinal completo.
Leia mais: Israel vai vacinar crianças a partir de 5 anos contra covid;São Paulo vacina contra Covid-19 e aplica 3ª dose nos grupos elegíveis nesta segunda
REDES SOCIAIS