Segundo o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, os adultos com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen, que até então era de dose única, terão que tomar a 2ª dose do imunizante – assim como ocorre com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac.
A orientação é de que o intervalo entre as aplicações seja de dois meses (60 dias). E, após cinco meses da segunda aplicação, o indivíduo receba o reforço (terceira dose), preferencialmente de outro fabricante.
Nos Estados Unidos, a Janssen – produzida pelo laboratório da Johnson & Johnson (J&J) – já é aplicada em duas doses.
Para quem tomou a vacina em julho ou agosto, um lote com um milhão de doses chegou ao Brasil na última sexta-feira (12) e será distribuído aos estados e municípios pelos próximos dias. O lote faz parte do total de 36,2 milhões de doses do imunizante que estão contratadas pelo Ministério da Saúde até o fim de 2021.
O Ministério da Saúde também informou que a 3ª dose estará disponível para todos os brasileiros com mais de 18 anos que estejam com o esquema vacinal completo (pelos demais fabricantes) há cinco meses. A expectativa é que 12,5 milhões de pessoas tomem a dose de reforço ainda neste mês de novembro.
Leia mais:
- Como vai funcionar 3ª dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos
- Intervalo da 3ª dose da vacina contra Covid passa de 6 para 5 meses para toda população adulta
REDES SOCIAIS