GameSP: Governo lança programa para fortalecer o segmento de jogos digitais no estado
O programa visa também estimular jovens da rede pública estadual a criar interesse pelo E-sports
17/11/2021 14h29
O Governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (17) o lançamento do GameSP, um programa que tem como objetivo fortalecer os jogos digitais no estado, além de estimular jovens da rede pública estadual a criar interesse pelo E-sports.
“Queremos mostrar que os jovens e adultos também podem se profissionalizar neste setor, com oportunidades de emprego e renda”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
O segmento movimentou mais de R$ 12,5 bilhões no Brasil em 2021, com público gamer estimado em 67 milhões de pessoas, segundo o governo. Até 2025, a expectativa é que a área movimente mais de US$ 200 bilhões ao redor do mundo.
O programa GameSP está dividido em quatro pilares:
• Fomento de E-sports para jovens de São Paulo, com realização de campeonato voltado para alunos da rede pública estadual entre fevereiro e maio de 2022, dividido em quatro modalidades: Free Fire, Fifa, Just Dance e Valorant. Serão realizadas seletivas online e uma final presencial, no Ginásio do Ibirapuera, com expectativa de público de 10 mil pessoas. O investimento total é de R$ 3 milhões.
• Incentivo ao empreendedorismo, qualificação e renda na indústria de games com investimento de R$ 13 milhões para aumentar a oferta de recursos humanos qualificados, fortalecimento de cursos especializados em nível técnico, tecnológico, bacharelado e pós-graduação, de acordo com a demanda de profissionais. Além disso, será criado um selo de aprovação de cursos para reduzir o tempo e custos de recrutamento de profissionais. A iniciativa também terá acesso a financiamento com R$ 10 milhões em microcrédito pelo Banco do Povo para pequenos e médios empreendedores.
• Fortalecimento da indústria de games, com apoio no desenvolvimento de games e conteúdo AR/VR e investimento total de R$ 3 milhões.
• Mobilização e eventos de games e programação, com rodada de negócios para interlocução e crescimento no diálogo com setores de educação, treinamento, cinema, etc, com investimento total de R$ 1 milhão.
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