Notícias

PEC dos Precatórios: Lira diz que não há espaço fiscal para aumento a servidores

Presidente Jair Bolsonaro afirmou que o salário dos servidores terá reajuste caso o projeto seja aprovado


18/11/2021 18h52

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta quinta-feira (18), que não há espaço fiscal para dar aumento a servidores públicos se a PEC dos Precatórios for aprovada pelo Congresso. A fala vai na contramão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao Bahrein, em que afirmou que avaliará o valor dos funcionários.

O presidente disse a jornalistas que a aprovação da proposta vai gerar espaço para um pequeno reajuste. “A inflação chegou a dois dígitos. Conversei com o [ministro da Economia] Paulo Guedes, e em passando a PEC dos Precatórios, tem que ter um pequeno espaço para dar algum reajuste. Não é o que eles [servidores] merecem, mas é o que nós podemos dar.”

Leia Mais: Bolsonaro diz que pretende dar aumento aos servidores através da PEC dos Precatórios

No entanto, Arthur Lira ressaltou que não viu espaço. “Não conheço esse espaço. O número que foi apresentado pela economia para a Câmara dos Deputados não previa esse aumento”, disse Lira nesta quinta ao final de uma reunião com líderes partidários”, ressaltou.

A PEC dos Precatórios adia o pagamento de dívidas da União com pessoas físicas e jurídicas conhecidas pela Justiça. O adiamento da dívida de R$89 bilhões será responsável pelo financiamento do novo programa social Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

A proposta altera o teto de gastos da União a fim de viabilizar o pagamento de R$ 400, até o fim de 2022, ano eleitoral.

Leia Também: Auxílio Brasil: Saiba como funcionará o novo programa social do governo federal

“Acho que a Câmara já votou muitas matérias difíceis e espero não ter mais uma vez esse trabalho no plenário. Mas se tiver, nós temos que estar prontos para terminar a votação dessa PEC, que é importante”, completou Lira.

A proposta dos Precatórios foi aprovada nos dois turnos pela Câmara dos Deputados e está em análise no Senado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19