Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Câmara dos Deputados/Gustavo Sales
Divulgação/Câmara dos Deputados/Gustavo Sales

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (19), o projeto de lei que cria protocolo de segurança para enfrentamento da violência contra mulheres no transporte público coletivo dos estados e do Distrito Federal.

O Projeto de Lei 82/21, do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), foi aprovado na forma de um substitutivo do relator e deputado Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ).

O relator defendeu "a incorporação ao protocolo do uso de tecnologia para fins de combate ao assédio, como aplicativos que auxiliam mulheres em situação de vulnerabilidade a realizarem o reporte do assédio e o boletim de ocorrência”.

Leia também: Justiça nega pedido de afastamento de Danilo Dupas, presidente do Inep

Segundo a proposta, o protocolo de segurança no transporte público deverá observar as seguintes recomendações:

– os funcionários do transporte público deverão acionar de imediato o aparato policial ao presenciar situações de importunação sexual, abuso e violência contra a mulher;

– os funcionários deverão acionar o conselho tutelar nos casos em que crianças e adolescentes sejam vítimas ou testemunhem violência no transporte público coletivo;

– as empresas deverão periodicamente disponibilizar dados e informações referentes aos casos de importunação sexual, abuso e violência contra a mulher registrada nos veículos do transporte público coletivo em todo território nacional;

– empresas e agentes públicos deverão incentivar o uso e o desenvolvimento de plataformas digitais com soluções direcionadas para o combate ao assédio, importunação sexual, abuso e violência contra a mulher.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, a proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia também: Desmatamento na Amazônia Legal Brasileira aumenta 22% e atinge novo recorde