Em sua live semanal realizada na noite da última sexta-feira (19), Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a criticar jornalistas e mentir sobre a Floresta Amazônica. Ao reagir a uma matéria que alerta sobre desmatamento na Amazônia, o Presidente da República afirmou que o texto se trata da "mesma 'xaropada' de sempre".
Bolsonaro também destacou que os jornalistas são culpados pela alta do dólar e pela crise econômica no Brasil. "Matéria patrocinada, na maioria das vezes, por brasileiros. Pessoal está trabalhando contra o seu país. Daí não tem investimento no país, se reduz, não faz negócio, aumenta o dólar... É aquela complicação toda", disse.
Leia mais: Mega Vacinação contra a Covid-19 acontece neste sábado (20) em todo o Brasil
Tenista chinesa desaparecida após acusar político de abuso sexual está em casa, segundo jornalista
O título do texto abordado é "Amazônia está perto de ponto irreversível e pode virar deserto". A matéria apenas fala sobre os possíveis impactos do desmatamento e de queimadas na região, e não visa descredibilizar o país. Durante a transmissão, Bolsonaro ainda teve tempo para repetir uma mentira já contada: "O pessoal fica fazendo chacota comigo. A Amazônia não pega fogo."
Na sequência, o presidente também chamou de "picareta", "mané" e "idiota" um homem que teria o pedido para "parar de tacar fogo na Amazônia". A discussão teria acontecido em Lisboa. Apesar de ter viajado à Europa, Bolsonaro não compareceu na COP-26, uma das conferências climáticas mais importantes do planeta.
REDES SOCIAIS