Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Beatriz Girão
Divulgação/Beatriz Girão

Nesta quinta-feira (25), a jornalista Thaís Oyama e o filósofo Luiz Felipe Pondé debatem o cenário político brasileiro e ao redor do mundo. "A direita emburreceu?" é a questão que conduz o papo na TV Cultura, a partir das 22h.

Durante uma conversa que abrange diversos pontos, os apresentadores discutem a falta de força nos debates em razão da polarização dos dias de hoje, além de discorrer sobre os impactos do empobrecimento linguístico quando se trata de discussões entre a direita e a esquerda no Brasil.

Leia também: Quebra do sigilo telemático de Bolsonaro é suspensa por Alexandre de Moraes

Além disso, o programa fala sobre o que está em jogo quando classificamos alguém como conservador ou liberal, o que o conservador conserva e quais os motivos para essa visão de que a direita não funciona mais. Pondé explica, a partir de um olhar histórico, as origens das classificações e comenta sobre a relação entre bolsonarismo e a tradição conservadora e liberal.

"Não é uma política que discute, que propõe nada, é uma política que se presta a destruir e, portanto, a emburrecer", pontua Thaís ao comentar sobre os fatores que contribuíram para que a direita brasileira decaísse. 

Leia também: São Paulo: 4,5 milhões de pessoas estão com a vacinação contra a Covid-19 atrasada

Pondé diz que há uma expectativa para que a direita brasileira se torne um pouco mais inteligente caso exista algum candidato que não fosse Bolsonaro e ao mesmo tempo não fosse do PT. "Talvez, você conseguisse falar de uma direita no Brasil que não fosse tão miserável. Inteligência não. Mas talvez alguma eficiência um pouco melhor.", finaliza.