Notícias

"A gente é reconhecida por estar em locais que acham que não pertencem a nós", diz Anielle Franco

Diretora do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco é a entrevistada do Roda Viva desta segunda-feira (22).


22/11/2021 22h15

Cris Guterres, jornalista, colunista do Universa/UOL e apresentadora do Estação Livre na TV Cultura perguntou para a ativista sobre o encarceramento de mulheres negras no Brasil e o impacto do combate as drogas, "Existe um projeto político em curso a muitos anos, ele é legitimado desde que o atual presidente toma o poder", disse.

Anielle ainda falou que muitas das mulheres que estão encarceradas estão lá por fazerem qualquer coisa para ajudar os seus e cita exemplos de muitas que foram presas pelo mínimo. Segundo ela, quando se fala do impacto, as mulheres são sempre impactadas, seja no negativo ou no positivo à margem de violências. 

"A gente é reconhecida por estar em locais que acham que não pertencem a nós, mas diferente do encarceramento que eles acham que pertence só ao povo negro", falou.

A jornalista disse que espera que um dia mulheres negras sejam protagonistas das próprias histórias, não encarceradas, mas sendo reconhecidas da maneira que devem ser. 

Assista o trecho:


Participaram da bancada de entrevistadores Cris Guterres, jornalista, colunista do Universa/UOL e apresentadora do Estação Livre, da TV Cultura; Laura Ancona, diretora de redação da revista Marie Claire; Jefferson Barbosa, jornalista da PerifaConnection; Preto Zezé, presidente da CUFA Global; Vera Araújo, repórter investigativa do jornal O Globo e coautora do livro "Mataram Marielle".

Assista o programa completo:



O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19