Em parceria com o metrô de São Paulo, Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e Amor se Doa, o Banco de Sangue Paulista promoverá uma campanha de doação de sangue na estação Tatuapé nesta quinta-feira (25) à partir das 9 às 17h.
Para doar sangue, os voluntários precisam se inscrever pelo aplicativo "Um Só Sangue", disponível para iOS e Android, e selecionar a opção de doação no metrô Tatuapé em "Agende sua doação".
Poliedro Educação também participa de outra campanha com o intuito de incentivar a comunidade escolar e colaboradores à doação voluntária de sangue.
Leia também: Brasil registra 273 mortes por Covid-19 em 24h e segue com média móvel abaixo de 250
Nesta quinta comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para realizar essa ação é necessário:
Realizar cadastro
Para abrir a ficha é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira Profissional). Menores de 18 anos podem doar com a autorização dos pais ou responsável legal.
Passar pela triagem
Na triagem hematológica verifica-se peso, altura, sinais vitais e realiza-se teste de anemia. Já na triagem clínica, o profissional capacitado realizará perguntas para garantir a segurança do doador e do receptor.
Coleta de sangue
No último passo, serão coletados aproximadamente 450 ml de sangue, além de amostras para exames sorológicos e tipagem sanguínea. Após isso, o doador recebe lanche e deve repor o volume doado com consumo de água.
De acordo com a última atualização divulgada, o Banco de Sangue Paulista apresenta estoque crítico de tipo de sangue A+ e A-, O+ e O-.
Para saber mais sobre requisitos específicos exigidos no período próximo à doação e pessoas que não podem doar, leia mais: Doação de sangue: O que é preciso fazer para doar?
REDES SOCIAIS