Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Causar lesões durante a prática de esporte é algo comum, entretanto, inúmeros fatores podem aumentar a chance do praticante se machucar.

Dr. Rodrigo Vetorazzi, coordenador da Ortopedia do Hospital Albert Sabin (HAS), localizado na Lapa, em São Paulo, esclareceu que a chance da pessoa se machucar sem perceber é grande. “Inúmeros fatores aumentam a chance de se machucar, contudo, a mais frequente é a falta de orientação adequada aos praticantes amadores”, destacou.

Leia também: Bolsonaro é condenado por 5 crimes em Tribunal simbólico da PUC-SP nesta quinta (25)

De acordo com ele, as lesões vão desde as mais simples e mais comuns como câimbras, bursites, tendinites e contraturas musculares, até as mais graves, como rompimento de ligamentos, tendões e fraturas.

Outro fator preocupante está ligado aos atletas amadores não respeitarem limites físicos, tempo de repouso e recuperação necessários.

“A pessoa que inicia uma atividade física por conta própria acaba até inconscientemente por querer iniciar uma “competição consigo mesma”, ou seja, quer melhorar marcas e tempos pessoais e/ou exageram na carga na academia. Somados aos problemas de execuções erradas nos movimentos, falta de hidratação necessária e alimentação incorreta antes dos treinos, o indivíduo constrói a condição exata para as lesões esportivas”.

Leia também: Bahia exigirá comprovante de vacinação para uso do transporte intermunicipal

Entre os tratamentos indicados, estão: fisioterapia, acupuntura e uso de anti-inflamatórios. Em casos mais graves, como rompimentos de tendões, ligamentos e fraturas, o paciente poderá passar por procedimento cirúrgico.

“A dica mais importante em casos de suspeita de lesão esportiva é, de forma alguma, fazer uso da automedicação ou tentar o tratamento por si mesmo. O correto e ideal é procurar sempre atendimento especializado, pois somente um ortopedista poderá fazer o diagnóstico preciso e indicar o tratamento mais conveniente”, advertiu o ortopedista.