Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Nesta quinta-feira (25), o advogado e romancista José Paulo Cavalcanti Filho foi eleito para a cadeira de número 39 da Academia Brasileira de Letras (ABL), com 21 votos dos 34 acadêmicos votantes.

Ele ocupará a cadeira que ficou vaga após a morte do ex-vice-presidente Marco Maciel, em 12 de junho deste ano, e que já pertenceu a Otto Lara Resende e Roberto Marinho.

José Paulo é um profundo conhecedor da obra do escritor português Fernando Pessoa e tem mais de 18 títulos escritos. Alguns, inclusive, já publicados no exterior. 

O criminalista pernambucano também já foi secretário-geral do Ministério da Justiça e ministro interino da Justiça no governo de José Sarney. Cavalcanti Filho chegou a ser presidente da Empresa Brasileira de Notícias (EBN), atual Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

"José Paulo Cavalcanti é um renomado estudioso de Fernando Pessoa, tão íntimo e intenso, como se fosse parente espiritual do poeta. Ensaísta e pesquisador refinado, a biografia que ele redigiu sobre Pessoa circula nos quatro cantos da Terra", declarou o presidente da ABL Marco Lucchesi em nota da academia. 

"José Paulo entra para a ABL com o passaporte da literatura. Ou talvez com mais de um documento, se considerarmos os heterônimos de pessoa, que assombram e iluminam o novo Acadêmico eleito", completou.

Leia também: Líderes de empresas no Brasil se sentem pressionados com mudanças no ambiente de trabalhoBovespa cai mais de 3% sob o temor de uma nova variante da Covid-19