Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Centro Universitário Metropolitano da Amazônia
Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

A UNIFAMAZ (Centro Universitário Metropolitano da Amazônia) decidiu demitir o professor que fez comentários em apologia ao estupro para uma aluna durante uma aula do curso de medicina.

Em nota, a instituição declarou que “refuta com veemência qualquer atitude que viole o bem-estar da comunidade acadêmica e reforça seu compromisso com a formação de cidadãos éticos, portanto, repudia qualquer tipo de ato de assédio contra a mulher ou contra qualquer ser humano”.

Viralizou nesta sexta-feira (26) redes sociais um vídeo em que um docente, identificado por alunas como Marcos Vinicius Brito, ao corrigir uma aluna que não havia passado o lubrificante em um tubo para uma simulação de intubação de pacientes disse, “quando a senhora for ser estuprada, quero ver se a senhora vai levar o tubinho [de lubrificante] para facilitar a vida, ou vai querer ser no seco mesmo".

O material causou revolta entre estudantes e internautas. Manifestações foram organizadas nesta sexta em frente à UNIFAMAZ e A Polícia Civil do estado confirmou que o caso, classificado como importunação sexual, foi registrado e segue sob investigação da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher.

Leia Também: “A primeira vestimenta de vestir a mulher é o medo”, diz consultora de moda

Confira o comunicado da UNIFAMAZ na íntegra:

O Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (UNIFAMAZ) vem a público ratificar que refuta com veemência qualquer atitude que viole o bem-estar da comunidade acadêmica e reforça seu compromisso com a formação de cidadãos éticos, portanto, repudia qualquer tipo de ato de assédio contra a mulher ou contra qualquer ser
humano.

A Reitoria do UNIFAMAZ informa que o docente envolvido no caso, a contar da presente data, não fará mais parte do corpo docente desta Instituição de Ensino Superior.

Reafirmando seu compromisso com o ensino de qualidade, pautados no respeito, dignidade humana e na integridade pessoal, o UNIFAMAZ informa que está instituindo a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, que fará parte do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Direitos Humanos já atuante na IES.

Enfatizamos que está sendo prestado apoio acadêmico-psicopedagógico a todas as partes envolvidas no fato ocorrido.

Belém, 26 de Novembro de 2021

Prof.(a). Me(a). Adriana Letícia dos Santos Gorayeb
Reitor(a) do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia – UNIFAMAZ