Notícias

Urnas eletrônicas passam por testes e não apresentam fragilidades graves

Resultado dos testes foram apresentados pelo ministro Luís Roberto Barroso


29/11/2021 17h29

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deu detalhes nesta segunda-feira (29) dos testes que a urna eletrônica passou na última semana. Segundo ele, não foram descobertas fragilidades graves no equipamento.

Nos 29 testes feitos nas urnas, em cinco foram encontrados setores onde pode haver aprimoramento na segurança. Porém, nenhuma das avaliações revelaram uma falha que permitisse a adulteração dos votos ou dos resultados de eleições.

O anúncio foi feito durante a apresentação do Teste Público de Segurança (TPS), um evento que acontece todo ano desde 2009. Nele, qualquer cidadão interessado pode apresentar planos de ataque para testar a segurança das urnas.

Na edição de 2021, 29 testes foram aplicados entre os dias 22 e 27 de novembro. segundo Barroso, 24 "não obtiveram qualquer sucesso", ou seja, não conseguiram ultrapassar nenhuma barreira das urnas.

Leia também: Comissão aprova pagamento automático de benefício previdenciário para idoso

O TPS é feito, em geral, no ano anterior às eleições, e teve neste ano sua sexta edição. Nas edições anteriores, de acordo com o tribunal, foram raros os casos em que alguma vulnerabilidade foi encontrada.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19