A assessora jurídica da Associação de Defesa Etnoambiental, Txai Suruí, e o coordenador do movimento indígena no estado, Almir Suruí, foram os entrevistados do Roda Viva desta segunda-feira (29).
Iury Lima, correspondente da revista Cenarium e repórter da TV Cultura, relembrou a perseguição cometida pela Polícia Federal, por conta da alegação feita contra a atuação da Funai dentro das terras indígenas, por falta de assistência no momento mais crítico da pandemia.
O jornalista questiona se Almir Suruí teria medo de que Txai Suruí sofra perseguição por se levantar a favor da causa da floresta e meio ambiente.
Leia também: Infectologista pede cuidado cuidado para divulgar informações sobre ômicron: “Tudo é muito precoce”:
O cacique afirmou que houve perseguição “como nós somos líderes do nosso povo, nós temos questionado a forma que o governo tem atuado, desrespeitando o direito indígena no Brasil. E muito mais também, atacando o meio ambiente que é um recurso que a gente tem relação com ele”.
Assista o trecho completo:
Participaram da bancada de entrevistadores Alice Pataxó, comunicadora e ativista indígena; Natalie Unterstell, presidente da Talanoa, colunista da Reset e articulista da Americas Quarterly; Iury Lima, correspondente da revista Cenarium e repórter da TV Cultura; Daniela Chiaretti, repórter especial do Valor Econômico; Luana Genot, empresária e CEO do Instituto ID_BR.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS