São Paulo aplica vacina da Pfizer como reforço para quem tomou Janssen a partir desta terça
Capital paulista também vai deixar de exigir comprovante de residência para a vacinação contra a Covid-19
30/11/2021 07h36
A partir desta terça-feira (30), a cidade de São Paulo passa a aplicar a vacina da Pfizer como dose de reforço para quem recebeu a primeira dose de Janssen contra a Covid-19. A capital paulista também vai deixar de exigir comprovante de residência para a vacinação em razão do alto índice de imunização alcançado.
Assim, qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha tomado a vacina da Janssen há pelo menos dois meses será vacinada com a Pfizer a partir desta terça. Para se vacinar, é necessário levar o comprovante da primeira dose.
Em relação às demais vacinas tomadas como primeira dose, permanece o intervalo de cinco meses para o reforço. Estão aptos aqueles que tomaram a segunda dose dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer até o dia 30 de junho. O grupo receberá a terceira dose, preferencialmente, com a vacina da Pfizer.
Estarão em funcionamento todos os postos de imunização contra Covid-19 da cidade: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. Confira a lista completa dos endereços aqui.
Pelo Filômetro, é possível acompanhar em tempo real a situação de espera nos postos de vacinação que estão em funcionamento na cidade.
Quem pode se vacinar?
Para a primeira dose, adolescentes a partir de 12 anos;
Para a segunda dose, pessoas que já completaram o intervalo necessário, de acordo com o imunizante utilizado;
Para a terceira dose, imunossuprimidos com mais de 18 anos e pessoas com viagem marcada para países que não aceitam duas doses de CoronaVac, que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias; pessoas com mais de 18 anos que tomaram a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos cinco meses; pessoas com mais de 18 anos, que tenham tomado a primeira dose da vacina da Janssen há pelo menos dois meses.
Leia também: Roda Viva: Almir Suruí afirma que Funai é omissa aos problemas dos indígenas; Wilson Ferreira Jr. é o entrevistado do Roda Viva da próxima segunda-feira (6)
REDES SOCIAIS