Durante a pandemia da Covid-19, o Brasil registrou uma queda nos diagnósticos e exames cardiovasculares por conta do isolamento. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, 27 milhões de exames, cirurgias e outros tipos de consultas deixaram de ser feitas no SUS (Sistema Único de Saúde).
Só em exames diagnósticos, que detectam doenças cardiovasculares, foram 16 milhões de desistências. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 80% dos problemas envolvendo essa área poderiam ser evitados com a mudança dos hábitos diários.
Tendo em vista essa queda, a SBC criou a campanha "Parou por quê?", que incentiva à volta aos cuidados. "Você parou algo que pode prevenir um infarto, AVC, progressão de uma doença renal, etc.”, exemplificou José Francisco Kerr Saraiva, diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da SBC.
Leia também: Oito capitais brasileiras já cancelaram festas de fim de ano
Ele recomendou exercício, perda de peso, dieta saudável, não fumar e beber moderadamente para diminuir em 90% a chance de ter um AVC, infarto ou insuficiência cardíaca.
Sobre a alimentação, a nutricionista Roberta Lara recomendou fracionar as duas refeições e evitar alimentos ultra processados.
Veja a reportagem completa:
Leia também: Em filiação ao PL, Flávio Bolsonaro diz que traidor é quem “interfere na PF”
REDES SOCIAIS