Notícias

Augusto Aras arquiva ação preliminar que investigava offshores de Guedes e Campos Neto

Para a Procuradoria-Geral da República, não existem elementos que comprovem conflito de interesse na abertura de empresas em paraíso fiscal


01/12/2021 14h08

Decisão do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, arquivou ação preliminar que investigava a abertura de offshores no Caribe por Paulo Guedes, ministro da Economia, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Segundo o órgão, não existem elementos que justifiquem a continuidade de uma investigação. A informação foi divulgada pelo Jornal O Globo.

Na prática, uma offshore pode ser usada como manobra para transferir dinheiro para países com pouco ou nenhuma tributação. Elas costumam fazer parte de um esquema de evasão de divisas, ocultação de patrimônio e uma ferramenta para não pagar impostos. A abertura do tipo de empresa não é ilegal, mas é necessário que seja declarada à Receita Federal. A existência das empresas em paraíso fiscal foi revelada pela reportagem Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, em outubro.

Leia também: Ministro do Desenvolvimento Regional diz que flanelinhas ganham R$ 4 mil mensais

De acordo com Aras, tanto o ministro, quanto o presidente do BC apresentaram às autoridades competentes os valores e bens relacionados às empresas. Ainda, o PGR afirma que não há comprovação de eventual conflito de interesses, como questionado por membros da oposição ao governo Bolsonaro.

Leia também: OMS aconselha idosos e pessoas com comorbidades a não viajarem devido à variante ômicron

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19