Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Câmara dos Deputados/Billy Boss
Reprodução/Câmara dos Deputados/Billy Boss

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, nesta sexta-feira (3), a proposta que torna a divulgação de notícias falsas em veículos de comunicação oficiais crime de responsabilidade do presidente da República e ministros de Estado, além de ato de improbidade administrativa.

Os deputados aprovaram o substitutivo ao Projeto de Lei 1416/20, da deputada Marília Arraes (PT-PE). O relator e deputado André Figueiredo (PDT-CE) incorporou pontos de projeto apensado e ampliou as condutas que poderão ser punidas: além das notícias falsas e difamatórias, conteúdos racistas e discriminatórios compartilhados em veículo de comunicação oficial de órgão ou entidade da administração pública poderão ser objeto de punição.

Leia também: Revista divulga foto de deputado do PL manuseando suposto dinheiro do "orçamento secreto"

O crime de responsabilidade pode levar ao impeachment do presidente da República e a perda de cargo para ministros. Já atos de improbidade administrativa são punidos com perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

André Figueiredo destacou que é fundamental avançar no combate às fake news e às mensagens de cunho racista e discriminatório.

“Tanto o PL principal quanto o apensado debruçam-se sobre o combate à disseminação de mentiras ou conteúdo discriminatório, divulgados sem nenhuma cerimônia por alguns agentes públicos. A expectativa de impunidade é o que move esses maus servidores e autoridades”, avaliou.

Leia também: Conheça dez termos capacitistas e alternativas para tirá-los do vocabulário

Segundo a Agência Câmara de Notícias, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e ainda depende de votação em Plenário.