Arte e Cultura

“Racionais MC’s merece um Grammy e um Oscar pela obra”, afirma historiador

No Estação Livre, King Nino Brown, Rappin Hood e DJ Cinara conversaram sobre a importância do quarteto


03/12/2021 22h59

O Estação Livre desta semana falou sobre o Hip Hop, um movimento cultural que vai além do ritmo musical. Para abordar o tema, o programa contou com a participação da DJ Cinara, do historiador King Nino Brown e do cantor Rappin Hood. Eles conversaram sobre a importância dos Racionais MC’s, um dos maiores grupos de rap da história que, para a apresentadora Cris Guterres, vai além da música

“Os Racionais representam a vida de milhares de jovens periféricos, pretos, que foi salva nos últimos 32 anos, inclusive a minha”, afirmou Cris.

Cinara contou sobre a influência do grupo na sua carreira profissional. Para ela, é impossível ser DJ de rap sem ter Racionais no repertório. “Sempre fizeram parte do meu set”.

Já King, exaltou o grupo. O historiador afirma que Racionais é tão grande que chega a ser religião em determinados locais do Brasil. “Racionais MC’s merece um Grammy e um Oscar pela obra”, completou.

Em 2007, quem abria os show do grupo era Rappin Hood, que comentou a experiência e elogiou o trabalho dos colegas de profissão.

“Eu sou suspeito pra falar, eu abri muitos shows do Racionais, eu era sócio do Kleber ‘KL Jay’ (integrante do grupo) [...] Hoje em dia é no streaming, mas vender, fisicamente, 1 milhão de cópias não é para qualquer um. Racionais merece tudo de bom”, contou o rapper.

Veja o trecho completo:

Leia também: Projeto de lei declara Hip Hop como patrimônio cultural de São Paulo, mas prefeito veta

Assista ao programa na íntegra:

O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura negra, a rica diversidade do Brasil e trazer a sociedade para repensar e ajudar a reconstruir um país mais justo para todos.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19