Bolsonaro é o presidente que menos aprova projetos no Congresso, aponta estudo
Presidente repete no Planalto atuação que teve como deputado quando, em 27 anos, teve apenas dois projetos aprovados
06/12/2021 08h52
Jair Bolsonaro (PL) é o presidente com pior desempenho na aprovação dos projetos que envia ao Legislativo desde a redemocratização, segundo dados do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), projeto mantido por pesquisadores do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp), que é vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Afetado pela queda em sua popularidade e pelo desgaste provocado pela CPI da Covid, neste ano, Bolsonaro conseguiu aprovar apenas 29,1% dos projetos que enviou ao Congresso, o pior desempenho de um presidente da República.
Em 2019, primeiro ano de seu governo, Bolsonaro só aprovou 30% das iniciativas legislativas enviadas à Câmara e ao Senado. O índice melhorou em 2020 por conta dos projetos para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, como a criação do Auxílio Emergencial e do orçamento de guerra. Mesmo assim, o governo só emplacou 42,9% de tudo que enviou ao Congresso.
Esses dados mostram que, como presidente, Bolsonaro repete o mesmo desempenho que teve como deputado federal. Durante os 27 anos como parlamentar, ele teve apenas dois projetos aprovados.
Leia também: Petrobras vai anunciar redução no preço dos combustíveis, diz Bolsonaro; Pessoas com 58 anos recebem dose de reforço contra Covid-19 no Rio de Janeiro
REDES SOCIAIS