Câmara aprova convite a general Heleno para explicar garimpo na Amazônia
Ministro do GSI aprovou na última segunda (6) sete projetos de exploração de ouro em regiões de preservação na Amazônia
08/12/2021 14h47
Uma comissão da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) o convite feito ao general Augusto Heleno para explicar a autorização do avanço do garimpo em áreas de preservação na Amazônia.
A decisão aconteceu na última segunda-feira (6), quando o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência autorizou o avanço de sete projetos de exploração de ouro numa região praticamente virgem da Amazônia, algo que não acontecia nos últimos dez anos. A atitude foi tomada no âmbito do Conselho de Defesa Nacional, do qual o general é secretário-executivo. O órgão aconselha a Presidência da República em temas de Defesa.
A autoria do convite é do deputado Elias Vaz (PSB/GO) e foi aprovado em votação simbólica na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Por se tratar de convite, o ministro não é obrigado a comparecer.
O requerimento também se estende a membros da Agência Nacional de Mineração.
Leia também: Governo de SP reserva 12 milhões de doses da Coronavac para crianças entre 3 e 11 anos
Além do convite para Heleno explicar essas autorizações, O Ministério Público Federal no Amazonas abriu um procedimento de apuração para analisar as ações do ministro.
REDES SOCIAIS