Notícias

Senado aprova projeto que estende validade de concursos públicos

Medida vale para concursos homologados antes da pandemia; Texto segue para sanção


10/12/2021 10h09

O Senado aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto que suspende até o fim de 2021 os prazos de validade de concursos públicos homologados antes da pandemia da Covid-19. Com isso, os prazos de validade desses certames começam a contar apenas a partir de 2022. O texto segue para sanção.

De acordo com o texto, serão suspensos os prazos dos concursos homologados até 20 de março de 2020 — quando o Brasil reconheceu o estado de calamidade pública. O tempo de validade dos certames volta a correr em 1º de janeiro de 2022. Isso porque o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173, de 2020) vedou aumento de despesas com pessoal até o final de 2021, o que impediu a nomeação de candidatos aprovados.

Pela regra atual, os prazos de validade dos concursos foram suspensos até o término da vigência do estado de calamidade pública decretado pela União, o que ocorreu em 31 de dezembro de 2020. No entanto, foi proibida a admissão ou a contratação de pessoal pelos três níveis de governo até 31 de dezembro de 2021 — ressalvadas, entre outras, as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios.

A medida aprovada estabelece que essa última data também valerá para a suspensão da validade dos concursos. Além disso, a comunicação da suspensão deixa de caber aos organizadores dos concursos e passa para os órgãos contratantes.

"Hoje a previsão legal é de que essa suspensão seria apenas até o término da vigência do estado de calamidade pública estabelecido pela União, o que ocorreu em 31 de dezembro de 2020, com o encerramento da vigência do Decreto nº 6, de 2020. Assim, o que o projeto pretende é aumentar em um ano o período de suspensão do prazo de validade dos concursos públicos, em razão da pandemia de covid-19", explicou o relator do projeto, Jaques Wagner (PT-BA).

Leia também: Justiça britânica aprova extradição de Julian Assange, criador da WikiLeaks, para os EUACriador do Super Nintendo, Masayuki Uemura morre aos 78 anos de idade

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19