Queiroga fala sobre ataque ao site do Ministério da Saúde: “dados não serão perdidos”
Ministro da saúde afirmou que os hackers “são pessoas criminosas” e espera “encontrá-las e punir exemplarmente”
10/12/2021 12h09
Marcelo Queiroga disse nesta sexta-feira (10) que o ataque hacker contra o site do Ministério da Saúde não afetará os dados da população. Segundo o chefe da pasta, as informações que estavam na plataforma e no ConecteSUS têm um backup.
“Esses dados não serão perdidos, o Ministério da Saúde tem todos os dados, é só uma questão de resgatar esses dados e colocá-los à disposição da sociedade", disse o ministro.
Queiroga também classificou o episódio, que aconteceu durante a última madrugada, como “um prejuízo muito grande”. “São pessoas criminosas, nós esperamos encontrá-las e punir exemplarmente”, completou.
Leia mais: Senado aprova projeto que estende validade de concursos públicos
Grupo com mais de 200 entidades protocola pedido de impeachment contra Paulo Guedes
Ao tentar acessar o site, usuários encontraram um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.
"Uma atitude criminosa, né, de um hacker, que está sendo investigada pela Polícia Federal, pelo Gabinete de Segurança Institucional. Hoje, o empenho total é para esses dados estarem disponíveis no mais curto prazo possível. Está sendo investigado, e assim que tiver alguém culpado será exemplarmente punido", concluiu Queiroga.
REDES SOCIAIS