O Governo Federal reconheceu situação de emergência em 17 cidades da Bahia e em 31 de Minas Gerais por conta das fortes chuvas provocadas por um ciclone extratropical. Diversos municípios estão ilhados, o que dificulta a chegada do socorro por terra.
"A Defesa Civil Nacional já designou técnicos para agilizarem os processos de reconhecimento federal de situação de emergência e de solicitação de recursos para restabelecimento, assistência humanitária e reconstrução de áreas atingidas", informou o Ministério do Desenvolvimento Regional.
A previsão é que as tempestades continuem ao longo de todo o final de semana. As condições climáticas deixaram diversas pessoas sem acesso a água potável e desabrigadas.
Leia também: Estado de São Paulo registra quatro caso da variante Ômicron do coronavírus
Segundo as definições da lei, situação de emergência é uma "situação anormal, provocada por desastres, causando danos e prejuízos que impliquem o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido".
Manifestação de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ofereceu ajuda aos moradores das cidades afetadas pelo ciclone neste sábado (11). Ele designou as Forças Armadas para auxiliarem os governos estaduais e municipais na ajuda à população e liberou o saque do FGTS para moradores da região.
"Há dois dias, depois de uma catástrofe se abater no Sul da Bahia e ao norte de MG, envolvendo 48 municípios, a primeira força a chegar ao local foi a nossa em um trabalho de reconhecimento. Estamos prontos não interessa o dia da semana ou o período do ano", disse o presidente durante formatura de aspirantes da Marinha, no Rio de Janeiro.
REDES SOCIAIS