Notícias

Pesquisadores da USP isolam variante ômicron pela primeira vez no Brasil

Trabalho permitirá monitorar a disseminação da nova cepa e avaliar a eficácia de vacinas contra Covid-19 empregadas atualmente no Brasil


13/12/2021 18h24

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) conseguiram isolar a cepa da variante ômicron do SARS-CoV-2. As amostras da variante estão sendo cultivadas em células e, dentro de duas semanas, começarão a ser distribuídas para laboratórios com nível 3 de biossegurança (NB-3) e pesquisadores de todas as regiões do Brasil para ajudar a detectar a disseminação da ômicron pelo país.

Além disso, o isolamento da nova cepa permitirá avaliar a eficácia das vacinas contra a nova cepa aplicadas atualmente na população brasileira.

Leia também: MP denuncia cinco policiais militares por alterarem cena do crime na morte de Kathlen

“É a primeira vez que a cepa ômicron é isolada no Brasil”, disse Edison Luiz Durigon, professor do ICB-USP e coordenador do projeto apoiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

A cepa da variante ômicron foi detectada em um casal de brasileiros que mora na África do Sul e que veio ao Brasil a passeio. O casal passou por exames no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, que detectou a infecção pelo coronavírus e encaminhou amostras ao ICB-USP na última quarta-feira (8).

“Essa amostra foi rapidamente sequenciada pelo hospital, que confirmou que era a cepa ômicron. Pegamos essa amostra e colocamos em cultura de célula”, explicou Durigon.

Leia também: Sobe para 10 o número de vítimas das chuvas na Bahia; Mais de 70 mil pessoas foram afetadas

O grupo de pesquisadores do ICB-USP também foi o primeiro a conseguir isolar e cultivar em laboratório a cepa original do SARS-CoV-2 que chegou ao Brasil, no final de fevereiro de 2020

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19