Em carta ao Papai Noel, criança conta sobre massacre que vitimou 20 pessoas no Salgueiro
A carta faz parte da campanha “Papai Noel dos Correios”, que tenta realizar pedidos de crianças até 10 anos
16/12/2021 10h48
A campanha realizada há 30 anos por empregados dos Correios, comovidos pelas cartas infantis destinadas ao “Papai Noel”, tem como objetivo realizar os pedidos de crianças de até 10 anos. Além dos desejos, elas descrevem fatores da sua realidade, como a violência policial ou a pobreza que assola a família. Neste ano, uma das cartas contou sobre o massacre no Complexo do Salgueiro.
A carta da menina Micaela, de 8 anos, moradora de São Gonçalo, localizada na região metropolitana do Rio de Janeiro, denunciou a violência policial e como ela afeta a rotina dos moradores periféricos. “Hoje o dia amanheceu muito triste aqui em Itaúna, no Complexo do Salgueiro, os policiais mataram 20 pessoas e jogaram no mangue e meus amigos não tem mais seus papais”, contou.
Na caligrafia recém aprendida, Micaela denunciou sobre uma realidade constante na periferia do Brasil. Ela, então, fez seu desejo natalino: “Aqui não temos com o que se divertir, por isso eu quero te pedir nesse Natal um patins de quatro rodas”.
Leia mais: Operação da PF e da CGU determina busca em apartamento do governador do Acre
Micaela também contou sobre a situação familiar, em que os dois pais estão desempregados. Ainda, ela falou sobre sua irmã, Nicole, que aos 11 anos, já não pode participar da campanha de Natal dos Correios. A menina, então, pede que o presente seja estendido, e que um outro par de patins também seja dado à Nicole.
Tiveram outros exemplos de cartas que denunciam a realidade nas periferias brasileiras. Karol, menina de 10 anos e moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, pediu para que não falte comida durante o Natal e um colchão para dividir com seu irmão.
A campanha Natal dos Correios pode ser acessada através do site. Aqueles que escolherem participar devem entregar os presentes aos Correios até amanhã (17).
Leia também: Síria responde a ataque israelense nesta quinta-feira (16)
REDES SOCIAIS