ConecteSUS deve voltar até o fim de semana, segundo Queiroga
Plataforma do Ministério da Saúde está fora do ar há quase uma semana após ter sofrido um ataque hacker
16/12/2021 11h45
Após quase uma semana fora do ar por conta de ataque hacker, a plataforma ConecteSUS, que reúne informações clínicas da população brasileira — incluindo dados sobre a vacinação contra a Covid-19 — deve ser reativada até o final de semana.
A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16), pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga. O cardiologista afirmou que a área técnica do órgão trabalha para reativar a plataforma o mais breve possível.
“O ConecteSUS, no fim de semana, deve ser solucionado. A ideia era que o ConecteSUS fosse restaurado na terça-feira, eu até falei isso para a imprensa. Só que houve esse outro ataque hacker, e a gente está buscando todos os maios para ter uma segurança maior, embora não exista segurança total”, disse Queiroga.
O ministro também informou que a rede interna do ministério foi restabelecida nesta quinta. Com a reativação dos sistemas, servidores voltaram ao trabalho presencial.
“A questão dos hackers está na PF para que possamos identificar esses criminosos. As medidas serão tomadas para restabelecer a rede. A rede interna já foi restabelecida, o ConecteSUS está em avanço para que volte a funcionar o mais rápido possível”, concluiu.
Leia também: Luciano Hang é hostilizado na Arena da Baixada por torcedores do Athletico-PR; Dois terços das pessoas que saem às ruas para realizar compras de Natal têm o nome sujo
REDES SOCIAIS