Casa Branca anuncia medidas para combater a variante ômicron
Atualmente a nova cepa corresponde à 73% dos casos de Covid-19 nos EUA
21/12/2021 12h10
O presidente norte-americano Joe Biden anunciou nesta terça-feira (21) novas medidas a serem tomadas para o combate à variante da Covid-19, chamada ômicron.
A nova cepa é responsável por 73% dos casos de Covid-19 no país. Na semana passada, correspondia a apenas 2,9%, demonstrando que, apesar de menos letal, a ômicron tem alta taxa de contágio.
As medidas de Biden se baseiam em três pilares, que devem ao menos conter a expansão da variante. O presidente pretende expandir o número de postos de vacinação, alargar o acesso gratuito a testes de Covid-19 e oferecer apoio federal aos hospitais.
Leia mais: Governo publica portaria que exige passaporte de vacina para entrada no país
O governo americano já enviou equipamentos médicos, como respiradores, para estados como Indiana, Michigan, New Hampshire e Maine.
Biden deve fazer um pronunciamento à nação ainda hoje, que pretende comunicar as medidas a serem tomadas para a contenção da variante. Ainda, o democrata já ressaltou que as vacinas continuam sendo a maneira mais eficaz de se proteger contra a Covid-19, e pede para que a população se imunize.
Segundo a Casa Branca, desde que Joe Biden assumiu a presidência, em janeiro deste ano, 73% dos americanos adultos já estão vacinadas. Ainda, foi informado que o país está aplicando cerca de 1 milhão de doses de reforço por dia.
Leia também: Censo Escolar 2021: rede pública registra aumento de matrículas e procura pelo ensino integral
REDES SOCIAIS