O padre Julio Lancellotti foi o entrevistado desta sexta-feira (24), véspera de natal, no Jornal da Tarde. Lancellotti, que também é coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo e realiza diversos trabalhos de acolhimento e assistência à população de rua da cidade, falou sobre como acredita que o menino Jesus e sua família pobre, imigrante e refugiada seria recebida pela sociedade nos dias de hoje.
"Não seria recebida, como foi na situação original, quando a família procurava um local para ficar. Aqui em São Paulo não tem lugar para casais e famílias com crianças. O que a prefeitura vai ter é um abrigo que separe a mulher de um lado e o homem do outro”, comenta o padre.
Julio Lancellotti lembrou que o natal deve ser uma época de solidariedade. Uma época para oferecer ajuda aos que mais precisam. Ele fez um paralelo com a história de Jesus Cristo, que, na doutrina cristã, veio à Terra humilde, na forma humana, e que só foi percebido inicialmente pelos pastores, que também viviam de forma humilde.
Leia Também: Papa Francisco foca em humildade em discurso de fim de ano
Na opinião do padre, a melhor forma de celebrar o espírito natalino é compartilhar recursos com os mais necessitados.
“Partilhar o amor, partilhar o pão, a atenção, o afeto. Tudo isso é força do natal. Na fraqueza e na simplicidade humana. Hoje, se souber de alguém que está sozinho, vá ao encontro, diga uma palavra. Leve um pedaço de pão, doce ou panetone para quem está deitado na calçada”, disse.
Assista à entrevista na íntegra com o padre Julio Lancellotti que foi ao ar esta sexta-feira (24) no Jornal da Tarde:
Leia Também: Vídeo: amor e renovação da vida e esperança são pontos em comum no Natal para diversas religiões
REDES SOCIAIS