Loja da Zara de shopping em Salvador é acusada de racismo
É a segunda denúncia contra a marca de roupa em um período de quatro meses; Funcionária foi afastada das atividades na empresa
29/12/2021 20h51
A loja Zara está envolvida em uma nova denúncia de racismo. Em uma unidade de um shopping em Salvador, na Bahia, um cliente denunciou um segurança do estabelecimento na última terça-feira (28). Ele teria sido abordado por suspeita de roubo. A cena foi filmada e viralizou nas redes sociais.
“Você não tem vergonha na cara? Um preto não tem orgulho de você. Eu sou preto como você. Eu tenho cartão, eu compro o que eu quiser. Não, não tem nada a ver. Olha o meu documento”, diz o cliente ao segurança.
Além disso, a pessoa que está fazendo a gravação diz que mais um caso de racismo se repete em uma das lojas da Zara.
Leia também: Famosos lamentam morte de cantor Maurílio
Segundo pessoas que presenciaram o fato, o cliente já tinha deixado a loja, mas foi pedido pelos atendentes que voltasse para que segurança revistasse os pertences dele.
Em nota, a Zara informou que apura o caso junto com o shopping. Enquanto ocorrem as investigações, a funcionária envolvida no caso foi afastada da loja.
"A Zara Brasil informa que, juntamente com a administração do Shopping da Bahia, está apurando todos os detalhes relacionados ao fato ocorrido na tarde de terça-feira (28), no centro comercial, para tomar as providências necessárias e evitar que episódios como esse se repitam. Por meio de investigação realizada até o momento, e até a finalização da mesma, tomou-se a decisão de afastar do serviço uma funcionária da loja. A empresa lamenta o ocorrido neste episódio, que não reflete os valores da companhia", disse a marca.
Zara Zerou
Em setembro de 2021, uma delegada negra denunciou a loja da Zara do shopping Iguatemi de Fortaleza (CE). Durante as investigações, foi descoberto que os funcionários eram instruídos pelo autofalante a abordar clientes ‘suspeitos’ com base no código ‘Zara Zerou’.
REDES SOCIAIS