A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nesta quinta-feira (30) a testagem rápida para a gripe influenza A e B. Há dois dias, a Prefeitura adquiriu 150 mil testes, que são utilizados pelas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos pacientes que chegarem com sintomas respiratórios.
O exame é “inédito na cidade”, segundo a Prefeitura. A capital paulista observa um surto de gripe nos últimos dias, e o atendimento nas UBSs pode ser realizado sem o agendamento desde a semana passada. Os vírus Influenza A foram responsáveis pelas gripes Espanhola e Suína, por exemplo.
Leia mais: São Paulo dá sequência à vacinação contra a Covid-19 nos grupos elegíveis
Bolsonaro edita decreto que institui os programas Auxílio Brasil e Alimenta Brasil
Internações por conta da gripe, que agora preocupa com a nova variante H3N2, já são 24% mais frequentes do que as hospitalizações causadas pelas síndromes gripais na rede pública de saúde do município. Os dados são do Painel Covid-19 e correspondem à última semana epidemiológica.
Cerca de um milhão de doses da vacina contra a gripe chegaram à cidade recentemente. Desde a última terça-feira (28), todas as pessoas que ainda não se vacinaram contra o vírus em questão na capital paulista podem receber o imunizante.
REDES SOCIAIS