Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Desde o dia 1º de janeiro de 2022, o Brasil adotou a nova Classificação Internacional de Doenças (CID). Entre as mudanças, está a inclusão dos distúrbios causados por jogos eletrônicos, que afeta, principalmente, as crianças.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu distúrbio em jogos como uma patologia com “padrão de comportamento persistente ou recorrente”. Para a psicopedagoga Quezia Bombonatto, a mudança vem em boa hora, tendo em visto o aumento da exposição de crianças à telas na pandemia.

Leia também: Primeira morte pela variante Ômicron no país é registrada em Aparecida de Goiânia

“A exposição aumentou muito e isso vem causando alguns transtornos que preocupam os médicos especialistas em saúde mental”, disse Quezia.

O uso abusivo de telas pode causar irritabilidade, agressividade e até os mesmos sintomas físicos de abstinência que uma pessoa com vício de drogas, como sudorese, taquicardia, e prejuízos acadêmicos e sociais.

“Não adianta você proibir e não dar algo que substitua aquela atividade. Então é importante conversar com essa criança e propor alternativas para tirá-la de dentro do quarto”, explicou a psicopedagoga.

Veja a reportagem completa do Jornal da Tarde:

Leia também: Exército proíbe militares de disseminarem fake news e adere ao passaporte sanitário