A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) publicou uma nota de repúdio, nesta quinta-feira (6), afirmando que a vacinação infantil para crianças entre 5 e 11 anos contra Covid-19 é segura.
No comunicado, a instituição afirmou que decidiu fazer o pronunciamento devido à “comentários de autoridades sobre possíveis riscos decorrentes da imunização de crianças”. No mesmo dia, o presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou a vacinação infantil e incentivou pais a não vacinarem as crianças.
“A população não deve temer a vacina, mas, sim, a doença que ela busca prevenir, bem como suas complicações, como a Covid longa e a síndrome inflamatória multissistêmica, manifestações que consolidam a necessidade da imunização do público infantil”, declarou a SBP.
A entidade ainda enfatizou que a estratégia tenta reduzir o número de mortes desta faixa etária devido à doença no Brasil, indicando que os números são mais expressivos em território nacional do que em outras nações.
“A vacina previne a morte, a dor, sofrimento, emergências e internação em todas as faixas etárias. Negar este benefício às crianças sem evidências científicas sólidas, bem como desestimular a adesão dos pais e dos responsáveis à imunização dos seus filhos, é um ato lamentável e irresponsável, que, infelizmente, pode custar vidas”, encerrou.
Nesta quarta-feira (5), o Ministério da Saúde anunciou que a vacinação infantil para crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 será feita com o imunizante da Pfizer sem a necessidade de apresentação de prescrição médica.
Leia mais: Bolsonaro veta projeto que ajudaria micro e pequenos empresários a parcelarem dívidas; Regina Duarte diz que montagem de Bolsonaro com Jesus é real e vira meme nas redes sociais
REDES SOCIAIS