Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @sergiodireita
Reprodução/Instagram @sergiodireita

O presidente da Fundação Cultural Palmares Sergio Camargo voltou a declarar que pretende mudar o nome da instituição. A manifestação aconteceu em suas redes sociais no último domingo (9). “Defendo que o nome da Palmares seja mudado para Fundação André Rebouças ou Fundação Princesa Isabel. Não faz sentido homenagear Zumbi, um líder tirano e escravocrata”, escreveu.

Ele ainda complementou que, se pudesse, já teria feito “na base da canetada”. Mas, a alteração depende de outros órgãos do governo.

A ideia de mudar o nome da instituição já vem desde que assumiu o cargo. Nas redes sociais, ele explicou que já apresentou o projeto para a Secretaria Especial de Cultura em outubro de 2019. Mas para o nome ser alterado, a Câmara precisaria aprovar a proposta.

Antes disso, Camargo já tinha tocado no assunto em novembro do ano passado. Na época, disse que gostaria de homenagear a princesa Isabel, mulher branca que decretou a abolição da escravatura no Brasil em 1888.

Leia também: Metrô de São Paulo guardou mais de 58 mil objetos perdidos em 2021

Zumbi dos Palmares é uma figura constantemente criticada por Camargo. Ele foi o líder do quilombo dos Palmares, maior do eixo afro-atlântico, na antiga capitania de Pernambuco, na segunda metade do século XVII.

A Fundação foi criada em 1988 e está, atualmente, vinculada ao Ministério do Turismo. A função dela é promover e preservar manifestações culturais negras do Brasil.

Vale lembrar que Sergio Camargo é acusado de assédio moral, perseguição ideológica e discriminação contra funcionários da instituição.