Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Comemora-se nesta quinta-feira (20) o Dia Nacional da Consciência Indígena. A data faz referência à história de luta e resistência pela sobrevivência, preservação de sua cultura e da identidade indígena diante do colonialismo.

A data se tornou oficial em 2013 , após uma mobilização dos povos em uma mobilização no Rio de Janeiro, da Aldeia Marakanã. Ela marca a morte do guerreiro Aimberê Tupinambá, liderança da Confederação dos Tamoios, sendo esta uma união entre os povos originários de Pindorama contra os invasores portugueses.

Leia também: Anvisa aprova aplicação da CoronaVac em pessoas dos três aos 17 anos de idade

O indígena morreu em 1567, durante a Batalha de Uruçumirim, na região de Guanabara.

Em publicação nas redes sociais, a jornalista indígena, idealizadora do ProIndigenas e co-idealizadora do boletim Indígenas e Covid19, Juliana Lourenço, celebrou a data e declarou: “Que este ano tenhamos avanços em todas as nossas lutas!”.

Leia também: Planeta registra novo recorde com 3,79 milhões de novos casos de Covid-19 em 24 horas