Notícias

Deputados do PT querem suspensão de nota técnica do Ministério da Saúde

Portaria da Saúde rejeitou as indicações da Conitec contra o chamado "kit Covid"


26/01/2022 19h17

A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados elaborou uma Proposta de Decreto Legislativo (PDL) para que a nota técnica do Ministério da Saúde que rejeitou as recomendações da Comissão de Incorporação de Tecnologias ao SUS (Conitec) seja suspensa. 

A proposta com contraindicação ao chamado "kit Covid" foi assinada pelo líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e por 52 parlamentares da sigla.

Leia mais: Com aumento de casos de Covid-19, Luiz Fux prorroga trabalho remoto no Supremo

Na última sexta-feira (21), o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, assinou a rejeição da indicação da Conitec. A nota publicada ainda questionava a segurança das vacinas contra a Covid-19.

Segundo o PT, “é nítido abuso de poder do ministro da Saúde que desconsidera todo o aparato legal e normativo que oferece sustentação às regras para a proteção da saúde da população – as Portarias e a Nota Técnica aqui impugnadas oferecem insegurança jurídica às recomendações e pactos convencionados internacionalmente pelo Brasil em matéria de saúde pública”.

Nesta quarta, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde explique a nota emitida pela pasta na última sexta-feira (21) em até cinco dias.

Leia também: Rosa Weber dá cinco dias para secretário da Saúde que assinou nota negacionista se explicar

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eleições 2022: Título eleitoral pode ser solicitado de maneira online

Plano contra letalidade policial do RJ não atende exigências do STF

Biden vai para Rzeszow, cidade polonesa que fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia

Bolsonaro ironiza ação do MPF sobre ‘Wal do Açaí’: "Tem mais gente, vai passar do milhão"

Rio de Janeiro continua vacinação infantil e de demais públicos contra a Covid-19