Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Celebração do Dia Internacional em Memória do Holocausto ocorreu pelo mundo todo na quinta-feira (27) e homenagens às vítimas foram prestadas, porém, a data também foi marcada por um alerta global sobre o crescimento do antissemitismo na pandemia.

Para combater essas ações, a União Europeia (UE) se comprometeu na quarta-feira (26) a enfrentar a negação do Holocausto - genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial -. Anteriormente, no mês de outubro, o bloco lançou um plano de combate aos ataques contra a comunidade judaica.

No livro “Haavara: O Acordo de Transferência” o jornalista judeu norte-americano e autor do best-seller Edwin Black, revela bastidores do “Haavara”, pacto entre judeus e o Terceiro Reich para salvar vidas e trazer recursos financeiros para a criação do Estado de Israel antes da eclosão da guerra.

Leia também: 76 anos da libertação de Auschwitz: "Minha família inteira foi assassinada lá", relata sobrevivente do Holocausto

Em entrevista ao site da TV Cultura, ele revelou que investigar o que aconteceu sempre foi uma missão de vida. “Sempre foi minha missão de vida, não apenas investigar o que aconteceu no Holocausto, mas porque e como aconteceu? Quem estava por trás disso? Quem foi implicado e quem saiu impune? Não apenas os puxadores do gatilho, mas aqueles que permitiram e fizeram acontecer”.

Filho de sobreviventes do extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus, ele explicou que o acordo transferiu cerca de 60 mil pessoas, além de mais de 1 bilhão e 500 milhões de dólares (em valores atuais) para a Palestina Judaica.

Na situação, o emigrante pagava certa quantia em dinheiro e quando chegava à Palestina o recebia de volta para comprar produtos alemães. “Embora tenha sido o maior resgate do Holocausto, o procedimento dependia da compra e venda de mercadorias alemãs, rompendo o boicote”, afirmou Edwin.

Leia também: Pesquisadores encontram 30 múmias em tumba de 2 mil anos no Egito

O jornalista soube do assunto no final da década de 1970 durante uma cobertura jornalística que não havia relação, e após isso, passou anos para montar uma equipe internacional que contasse o que ocorreu a partir de arquivos esquecidos. “Para mim, foi uma busca para aprender a história e provar que os judeus agiram para se salvar”.

Com publicação em 1984 nos Estados Unidos, o livro ganhou uma versão comemorativa em 2009, que trouxe ainda mais destaque para este acontecimento. Ao falar sobre a produção, o autor explicou que “não é uma leitura fácil porque as pessoas descobrirão as escolhas impossíveis, de vida e morte que os judeus enfrentaram em todos os lugares”.

O dia 27 de janeiro celebra a libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Polônia, sendo este o principal complexo sob o comando de Adolf Hitler. A data anual foi criada por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) em uma Assembleia Geral em 2005.