Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/pixabay
Reprodução/pixabay

No Egito, pesquisadores descobriram três dezenas de múmias dentro de um sarcófago familiar de 2 mil anos, do qual a entrada estava escondida dentro de uma estrutura perto do Rio Nilo, em Aswan.

Leia mais: Estátua de águia nazista causa polêmica no Uruguai

Entre as 30 múmias encontradas, estão idosos, crianças e um recém-nascido, em uma grande variedade de gerações e períodos históricos diferentes, entre o ptolomaico e o romano.

Segundo Patrizia Piacentini, professora de Egiptologia e Arqueologia Egípcia da Universidade de Milão, co-diretora da escavação, o sarcófago pode ter servido para sacrifícios, diferentemente dos outros 300 túmulos identificados próximo ao Mausoléu de Aga Khan.

"Parece que, devido à sua localização ao longo de um vale de acesso à necrópole, este edifício foi usado como recinto sagrado onde eram oferecidos sacrifícios ao deus Khnum na forma de áries, deus criador e protetor das cheias férteis do Nilo, particularmente reverenciado em Aswan", disse Patrizia Piacentini em entrevista ao portal Live Science.

O túmulo é formado por quatro câmaras e muitas das múmias contam com um ótimo estado de preservação. Por isso, segundo a pesquisadora "o estudo da nova estrutura descoberta está apenas começando".

Leia também: Brasil registra 663 mortes por Covid-19 e atinge maiores número e média desde outubro