Rússia retira tropas de algumas regiões de fronteira com a Ucrânia
Informação foi confirmada pelo Ministério de Defesa do país à agências de notícias russas
15/02/2022 08h47
Nesta terça-feira (15), a Rússia decidiu retirar tropas militares de regiões que fazem fronteira com a Ucrânia. A informação foi confirmada pelo Ministério de Defesa do país à agências de notícias russas.
Antes da retirada, os soldados realizavam treinamentos militares. Segundo Igor Konashenkov, porta voz do Ministério de Defesa, todos os exercícios não foram terminados, no entanto informou que tropas de distritos do Sul e Oeste completaram as manobras e devem voltar para suas respectivas bases.
Desde mês de novembro do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, moveu cerca de 130 mil soldados para fronteiras ucranianas.
Leia Também: “Vou à Rússia por convite, comércio e paz”, diz Bolsonaro em meio à tensão mundial
A situação de tensão entre os países europeus se deus depois que o ocidente discutiu a entrada da Ucrânia na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar liderada pelos Estados Unidos criada em 1949 para combater a União Soviética.
Putin tem como uma das pautas conseguir uma garantia de que a Ucrânia nunca faça parte da OTAN.
Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido, nas últimas semanas, atentaram para uma invasão “iminente” da Rússia à Ucrânia. O governo russo chama as acusações dos países do ocidente de “histeria”.
Leia Também: Estados Unidos envia caças F-15 à Polônia, que faz fronteira com Rússia e Ucrânia
REDES SOCIAIS