Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

Entre todas as pessoas que já tiveram suas casas revistadas por ações policiais, as pessoas negras representam 79% dos casos no Rio de Janeiro. A pesquisa foi feita pelo Datafolha e encomendada pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec).

De acordo com o levantamento, as abordagens policiais a pessoas negras são superiores ao total da soma entre pretos e pardos na capital fluminense, comparando dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia também: Rússia retira tropas de algumas regiões de fronteira com a Ucrânia

Os casos em que os policiais “enquadram” pessoas têm como alvo negros em 63% dos ocorridos. A pesquisa ‘Elemento Suspeito: Racismo e abordagem policial no Rio de Janeiro’ compara a primeira edição, feita em 2003, e a mais nova, realizada quase 20 anos depois, para atestar o que mudou durante este período em relação à experiência das pessoas negras com a força policial na cidade.

A pesquisa ainda pontua que pessoas negras são as que mais presenciam cidadãos sendo agredidos por policiais, em um total de 70%, e com maior proporção de amigos negros detidos ou presos, que corresponde à 66%.

As violências nas ações também aumentaram. Em 2003, ameaças nas abordagens policiais aconteciam em 6,5% dos casos. Hoje, o registro é de 23%. A arma apontada para o detido ainda é experiência mais comum nos casos violentos.

Leia mais: Coletivo promove Oficina de Jornalismo gratuito para alunos de escolas públicas de São Paulo